Quem nunca teve medo de comprar pela Internet?  

 

E quem nunca teve medo de vender através dela?  

 

Devido aos vários casos que já ouvimos sobre fraudes na web, vendas canceladas porque quem comprou utilizou um cartão falso, o fornecedor que enviou o produto mas perdeu a venda ou ficou com o prejuízo, todos estes casos fez com que vários empreendedores ficassem com medo de vender pela Internet.  

 

E o pior, esses relatos são reais! 

 

Talvez você até já passou por isso... 

 

Faça as contas:  

 

Pense em um negócio com a margem de lucro de 20% por venda. Agora pense que para cobrir o prejuízo gerado por uma única venda fraudulenta, esta pessoa ou empresa precisa realizar outras 5 vendas além desta primeira. 5 vendas boas para compensar 1 fraude e ficar no "zero a zero". E para negócios onde a margem de lucro é menor, a questão é bem pior, muito pior. 

 

Isso faz com que todos nós, que vemos ou ficamos sabendo deste tipo de problema, fiquemos com medo de realizar vendas on-line. 

 

E o que mais pode passar pela sua cabeça nessa hora: 

 

MAS são as vendas on-line que cada vez mais crescem no nosso país! Todo mundo hoje tem um celular e pode fazer compra através dele! Ou pior, não só pode como muitas vezes prefere! E quando não é pelo celular, é pelo computador, tablet, notebook ou qualquer coisa do tipo! Os concorrentes estão vendendo pela Internet, e vou ficar fora disso só eu? Só minha empresa? Só meu negócio? NÃO, não vai ficar! 

 

Hoje quase tudo pode ser comprado ou contratado pela Internet, seja pelos sites das empresas, pelo Instagram, pelo Facebook, pelo Whatsapp, pelo Telegram! Nem precisa ter site para vender pela Internet! É um prejuízo enorme também não ser on-line hoje em dia. 

 

Então como confiar nas vendas pela Internet? 

 

Existe uma forma segura?  

 

A resposta é SIM! 

 

Sim, existe forma segura, e sim dá para confiar em vendas pela Internet. 

 

Sobre isso que vamos falar neste artigo: sobre A FORMA SEGURA!

 

E você pode utilizar essa forma? SIM. E é fácil passar a utilizar essa forma? SIM! E o custo adicional para usar essa tal forma segura? NÃO existe! 

 

Já tem muita gente utilizando esta forma segura há algum tempo, não só no Brasil, no mundo inteiro, afinal, quando falamos de Internet falamos de um meio onde tudo se difunde muito rápido, inclusive as vendas! 

 

Pensando na insegurança do ambiente on-line, as grandes bandeiras de cartão de crédito do mundo, mas especificamente as empresas VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS, se juntaram e criaram a solução chamada de 3D SECURE. Essas empresas dominam a maior parte do mercado de cartões de crédito e consequentemente a maior parte das vendas online no mundo, e elas também levavam prejuízo em cada fraude, por isso também era interesse delas desenvolver a solução. Resolvendo os problemas de quem faz negócio elas também estavam resolvendo o próprio problema. Elas tinham condição de realizar isso, e o fizeram. 

 

Ou seja, a solução para tudo que discutimos até aqui se chama 3D Secure

 

Afinal, então o que é o 3D Secure?! 

 

Pense em como é uma transação por cartão de crédito quando você passa seu cartão em uma maquininha, seja no restaurante, em uma loja ou qualquer lugar. Você insere seu cartão e a maquininha lê os números, depois você digita sua senha. Por que isso é uma venda segura? Por que ela não é considerada fraude? Porque a maquininha se comunica com a bandeira do seu cartão (VISA, MASTERCARD por exemplo) através de um meio seguro, a bandeira se comunica com a empresa que emitiu seu cartão (seu banco provavelmente) e essa última fala: “sim, essa senha é real, ela é do dono desse cartão sim“. E o 3D Secure segue esse mesmo processo! A diferença é que não há maquininha, tudo acontece no navegador do seu computador ou do seu celular. 

 

As compras on-line eram inseguras porque não havia autenticação, qualquer um que tivesse o número de um cartão poderia comprar com ele. E agora essa autenticação é possível, através de meios seguros e criptografados. 

 

E que meios seguros e criptografados são esses? São os ambientes dos emissores de cartão de crédito, seja o banco, uma seguradora ou uma grande rede de lojas. As empresas de meio de pagamento fazem o canal com o emissor do cartão de quem está comprando e a pessoa se autentica nesse ambiente criptografado, realizando uma compra segura, ficando resguardada de fraudes e resguardando quem está realizando a venda. 

 

O mundo está livre das fraudes? Infelizmente eu e você sabemos que não, mas se não utilizarmos as melhores ferramentas contra esse tipo de coisa, não estaremos protegendo nossos negócios. Não estaremos nos protegendo. 

Todos os bancos já possuem o 3D Secure? Alguns “atrasadinhos” não, a maioria sim, alguns com melhores ambientes que outros. 

 

Nem todo mundo já viu o 3D Secure, talvez seu cliente pergunte o que é, e agora você já sabe bem!

 

Outra VANTAGEM bem importante de se usar o 3D Secure: em geral você consegue crédito mais facilmente. Empresas de meio de pagamento geralmente permitem que você antecipe seus recebimentos em maior valor quando utiliza-se esse método, pois você está diminuindo o risco de fraude em toda a cadeia que envolve um pagamento. 

 

Ok, e como adquiro o 3D Secure? O padrão é que no site ou app da sua empresa de meio de pagamento, você mesmo possa acessar as configurações da sua conta e marcar ou não o uso do 3D Secure. Se na empresa que você usa isso não é fácil de adquirir, bom, hora de repensar! 

 

O 3D Secure hoje é disponibilizado para sistemas e sites que se integram com alguma plataforma de pagamento, e é disponibilizado para quem utiliza links de pagamentos para realizar suas vendas na Internet.

 

Se você não sabe ainda o que é link de pagamento, clique aqui para entender o que é através do nosso texto explicativo aqui mesmo no blog.

 

Se você quer saber algo mais sobre o 3D Secure entre em contato conosco pelo e-mail contato@recebeaqui.com ou acesse direto o site do RecebeAqui.

 

Agora que você entendeu a forma mais segura de receber pela Internet, fica difícil não usar e manter o risco de fraude. 

 

 

Cuide do seu negócio! 

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

Postar