O Instagram é uma excelente plataforma para quem trabalha com vendas online, além de ser uma rede social que está sempre aprimorando suas ferramentas e incorporando novidades.  

Se você é um usuário constante, deve ter notado algumas mudanças recentes. Vamos falar sobre elas e como usá-las para melhorar a divulgação do seu negócio? 

 

As últimas alterações aplicadas ao Instagram foram feitas no layout do menu principal o ícone de criação, que antes ficava no centro da barra inferior, e o botão de registro de atividades, foram realocados para a parte superior, ao lado ddirect (mensagem privada).

 

 

124575918_887677738639650_4563204526174439799_n-1024x654.png  

 

A nova atualização deu prioridade para o Reels e para o Shop, ao colocá-los no lugar dos ícones reposicionados. E é sobre eles que vamos falar. 

 

A mudança já estava sendo testada há algum tempo e, em novembrodesse ano, as alterações foram oficializadas e divulgadas pelo CEO do Instagram, Adam Mosseri, em seu próprio perfil.  

 

De acordo com ele, o objetivo desse ajuste é acompanhar o comportamento do usuário, já que ao longo de 2020, houve uma explosão de vídeos, além do aumento de compras online. 

A guia Momentostorna mais fácil descobrir vídeos curtos e divertidos de criadores de todo o mundo. A guiaLojaoferece uma maneira melhor de se conectar com marcas e encontrar produtos que você adora.”-AdamMosseri

 

A ferramenta Reels foi lançada em agosto, enquanto o Instagram Shop já estava disponível dentro do campo Explorar desde julho. A grande inovação é a maior visibilidade dada às duas funçõesque permite o acesso com apenas um toque. 

 

Essas alterações representam uma oportunidade de crescimento para os pequenos negócios, já que proporcionam maior conexão da marca com os usuários. Continue lendo e entenda como você pode impulsionar as vendas por meio dessas ferramentas.

 

Para que serve o Shop? 

Shop é um recurso disponível para as contas comerciais que permite a criação de uma loja dentro da plataforma do Instagram, independente se você possui um e-commerce ou não.  

mudancas-instagrm-1-1024x626.png

 

É uma maneira de expor os produtos, como uma vitrine, onde pode ser colocado foto, valor e nome. É um meio de otimizar as vendas, já que possibilita uma compra instantânea. 

 

Para aqueles que já possuem um e-commerce, há a opção de direcionar o usuário para o site, o que gera mais tráfego. Mas, caso você venda apenas pelo Instagram, a finalização da compra é feita no direct. Atualmente, a função de Checkout, que permite que a venda seja finalizada pelo próprio Instagram, já está disponível nos EUA, mas não tem previsão de chegada no Brasil.  

 

A atualização do menu principal aumenta o contato das lojas com o consumidor, pois o novo botão mostra aos usuários o feed de compras com várias sugestões de anúncios.  

 

Como potencializar as vendas? 

 

O fato de o ícone Shop estar em evidência, facilita o acesso do usuário, mas é importante que você também tenha atenção a outros fatores, como: 

 

feed-instagram-1024x683 (1).png

  1. Definir uma identidade visual para os posts e transmitir o posicionamento da loja (os usuários têm procurado cada vez mais marcas que entregam significado).
  2. Escolher boas imagens dos produtos, com riqueza de detalhes e que valorizem as peças. 
  3. Conhecer o seu público é essencial, aprenda a segmentar os perfisidentifique quem compra o seu produto e converse com eles. O próprio Instagram oferece dados de monitoramento do público, bem como as interações com seus posts. 
  4. Usufruir das outras funcionalidades disponíveis na plataforma, como Stories, Feed, IGTV e Reels. 

O que é o Reels?  

Reels é uma ferramenta também recente no Instagram, que ganhou muito destaque por ser um formato dinâmico de criação de conteúdo, permitindo a produção de vídeos curtos e divertidos, que viralizam devido a criatividade explorada em desafios e humor.  

Como o Reels pode beneficiar minha empresa? 

Assim como o Shop, o Reels mostra as publicações para usuários que não seguem o seu perfil, baseado no interesse deles. Ou seja, é uma possibilidade de aumentar os acessos de forma orgânica, além de aumentar a visibilidade. 

 

Atualmente, os usuários procuram algo que agregue valor, daí a importância de um perfil que produza conteúdo atrativoem vez de ficar apenas focado em vender. 

 

Use os recursos dessa ferramenta para mostrar os seus produtos de forma descontraída. Se você vende acessórios, crie um vídeo mostrando os produtos, mas sem citar os preços. 

 

 

 

Publicações criativas e que “ajudam" o seguidor de alguma forma, atraem o interesse e despertam a vontade de saber mais sobre sua marca. Assim, o público entende que você está ali prestando um serviço, e não apenas tentando convencê-lo a comprar seu produto. 

 

Fique antenado às tendências da sua área, aos conteúdos que viralizam, observe os concorrentes e reproduza o que fizer sentido para o seu estilo. Mas atenção para não fugir do foco da identidade da empresa, leve em conta a reputação da marca.  

 

Agora que você já entendeu como essas mudanças impactam o seu negócio, use e abuse das ferramentas que o Instagram oferece, aliadas a outras disponíveis no mercado, como os links de pagamento. 

 

O link de pagamento facilita o processo de conclusão da compra, principalmente para quem não possui um e-commerce, pois ele apresenta diversas possibilidades de recebimentodentre elas, cartão de crédito. 

 

Quer saber mais sobre esse serviço? Acesse o site do RecebeAqui, crie sua conta gratuitamente e faça ótimos negócios! 

 
 
 
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

Postar